Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

AFINAL, NARGUILÉ FAZ MAL OU NÃO?

Compartilhe:
14820492470220821904

Mesmo sem ter nicotina, dizem que é pior do que 100 cigarros.

Narguilé, narguilê, arguile, cachimbo d’água, xixa, hookah, water pipe

Há vários nomes para o cachimbo de origem oriental que se tornou popular também no Brasil, principalmente entre adolescentes, atraídos pelos aromas e essências frutais.

narguile

A versão tradicional combina tabaco aromatizado, carvão e água em sua composição. Mas há aqueles que prefiram adicionar melaço, glicerina, e outros líquidos como sucos ou bebidas alcoólicas

A polêmica surgiu quando a Organização Mundial de Saúde alertou sobre o narguilé ser mais prejudicial que o cigarro, comparando uma rodada de mais ou menos 1 hora com o consumo de 100 cigarros.

Dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) apontam que o narguilé tem as mesmas substâncias tóxicas do cigarro comum, porém, o modo como o tabaco é queimado, em carvão em brasa, faz com que sejam liberadas toxinas numa concentração muito maior.

Em contrapartida, muitos argumentam que o narguilé seria menos nocivo que o cigarro, já que a nicotina e todas as substâncias do tabaco são filtradas no momento em que a fumaça passa pelo líquido, reduzindo assim os efeitos nocivos do fumo.

Segundo a pneumologista Dra. Danielle Bedin, essa informação é completamente equivocada. “Não existe nenhuma filtragem das substâncias nocivas e os danos à saúde são os mesmos de um cigarro manufaturado”.

narguile11_sossolteiros

Os males

A pneumologista chama atenção para as doenças ocasionadas pela exposição prolongada às substâncias tóxicas: Doenças respiratórias, cardiovasculares, câncer (pulmonar, cavidade bucal, garganta) e disfunção erétil. Doenças contagiosas como herpes labial, tuberculose e hepatite C também podem ser adquiridas pelo uso do bucal coletivo.

Para não restar dúvidas, Dra. Bedin enfatiza: “Não há benefício algum em comparação ao cigarro. Ambos são nocivos, causam dependência e doenças pulmonares graves. É uma prática que deve ser evitada! ”.

Vale ressaltar que nos Estados de São Paulo e do Paraná, já é proibida a venda e uso do narguilé aos menores de 18 anos.

 

Imagem de capa: reprodução – Ministério da Saúde
Fonte: Super Interessante

Deixe seu comentário: